quarta-feira, 18 de abril de 2012

5ª Festa Regional do Licuri acontecerá em Mairi



A 5ª Festa Regional do Licuri acontecerá no dia 29 de Abril no Povoado de Uruçu Município de Mairi. Essa festa tem como objetivo incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma Caatinga, Resgate da cultura regional e a geração de renda familiar.
A Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES do Município de Capim Grosso será a responsável pela realização da festa com o apoio da Prefeitura Municipal de Mairi.


O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, aparecendo em alguns estados, principalmente na Bahia, na região de Caatinga. É encontrado nos municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Mairi, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bom Fim, Campo Formoso e Caldeirão Grande.

Em 2008 e 2009 a produção de derivados do Licuri foi destaque em várias Feiras e Eventos em todo o Brasil como: FENEARTE-Recife, FENAFRA-Rio de Janeiro, BAHIA GOUMERT-Salvador, ExpoSustentat-São Paulo, FENAGRO-Salvador e FECAGRO em Capim Grosso/Bahia.
O Licuri Também foi matéria em Revistas e Jornais, inclusive no Jornal de São Paulo, dia 15 de outubro de 2009, pois foi lançado no cardápio da gastronomia Goumert e foi aprovado na ARCA DO GOSTO da Slow Food, fato que motivou a comercialização em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em outubro de 2010, duas produtoras participaram  da quarta Edição do Terra Madre em Turim/Itália apresentando vários produtos derivados do licuri e foi muito apreciado por Chefes de Cozinha, para ser utilizado na gastronomia.

Cooperativa de produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes)

Município: Capim Grosso

É uma cooperativa diversificada que reúnem agricultores, apicultores, artesãos, produtores rurais que pretendem defender seus interesses sociais e econômicos dos cooperados, se libertando do comércio intermediarista. Com a missão de ser referência de comercialização justa e solidária no semi-árido baiano, a Coopes foi fundada em 2005, com a meta de melhorar a qualidade dos produtos, divulgá-los e inseri-los no mercado. Mesmo com a variedade dos produtos ofertados, a Coopes se destacou com a produção de alimentos a base de licuri, nome popular de uma palmeira nativa do Brasil, cujo fruto é comestível e se assemelha a um mini coco seco.
Produtoras rurais desenvolveram diferentes receitas com o pequeno coco, típico da caatinga, as quais se tornaram conhecidas no mercado internacional, mais precisamente o da Itália onde são comercializadas, periodicamente, em feiras. O uso dessa matéria-prima fez tanto sucesso que hoje a Coopes possui uma pesquisa completa sobre o valor nutricional do licuri e suas características.
Atualmente, a Coopes comercializa os seus produtos, desde polpas de frutas até peças de artesanato de palha e sisal, para as prefeituras e o comércio da região, além de enviar para outros municípios baianos e estados brasileiros.

Missão:
Ser uma Referência de Comercialização Justa e Solidária no Semi-árido baiano.

Visão:
Acreditamos que:
a) Todos têm direito a uma Vida Digna fundamentada nos princípios cristãos da Liberdade, da Justiça e da Fraternidade;
b) A Agricultura Familiar é uma forte estratégia de Desenvolvimento Sustentável;
c) A Responsabilidade Social dos diversos grupos e nações se expressa numa Economia Justa e Solidária
  

Objetivo:
Defender os interesses econômicos dos seus associados por meio de ajuda mútua, libertando-os do comércio intermediarista. Viabilizar alternativas de inserção do pequeno produtor no Mercado Local, Regional, Nacional e Internacional, respeitando os princípios da Economia Solidária.


As edições anteriores da Feira do Lucuri foram realizadas nos municípios de Quixabeira em 2008, Serrolândia em 2009, Várzea da Roça em 2010, Capim Grosso em 2011 e agora a 5ª edição em Mairi.


Confira a Programação da Festa: 

09h00minh - Celebração da Missa na Comunidade Uruçu, Fazenda Caldeirão - José Santos;

10h30minh - Caminhada até o local da festa - Coopes, Prefeitura, Secretaria da Acricultura, EBDA e Locutores da Rádio;

11h00minh - Momento Cultural - Sambadores da Região;

12h00minh - Almoço com Sabor do Licuri;

13h30minh - Concurso da Quebra do Licuri;

13h40minh - Momento Cultural - Debulha Licuri;

14h00minh - Desfile da Rainha do Licuri;

15h00minh - Dança do Licuri - Rosana;

15h30minh - Resultados dos Jurados, Entrega de Prêmios e Encerramento;

16h00minh - Momento Cultural com os sambadores Pedrito e Joabe, Samba de Roda, etc.

Redação: Rose Nascimento




Nenhum comentário:

Postar um comentário